DANIEL CARVALHO
Um bebê de quatro meses de vida morreu, no último domingo (11), com suspeita de meningite tipo C, em Goiânia (GO). A menina, que não teve o nome revelado, era da cidade de Rio Verde (232 km da capital), e estava internada no Hospital de Doenças Tropicais.
A criança de Rio Verde foi transferida para a capital assim que se levantou a suspeita de meningite, quatro dias antes da morte.
De acordo com a coordenadora técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município, Kerin Andrade, a vacina para prevenir a meningite tipo C está disponível gratuitamente nos 12 postos de saúde do município, desde 2010, para crianças com idade de três meses a menos de dois anos.
A coordenadora não soube informar se a menina havia sido vacinada e não deu um prazo para o resultado do exame que pode confirmar a doença.
Esta é a primeira suspeita do ano no município onde um adulto morreu em consequência de meningite em 2011.
Em Goiás, 22 casos já foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde até o início deste mês. Três pessoas morreram vítimas da doença. Ainda há outros 50 casos de suspeita que aguardam confirmação. No ano passado foram registrados 445 casos e 51 mortes.
A meningite meningocócica tipo C é considerada a mais grave e pode acometer indivíduos de qualquer idade. A doença é causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, parasitas e fungos. As crianças menores de cinco anos são as mais vulneráveis.
A bactéria que causa a doença tem a particularidade de ser transmitida por contato próximo e pode ser transmitida por gotículas de saliva e outras secreções.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentario